segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AMULETOS E SEUS SIGNIFICADOS:


Confesso que não sou muito chegada à amuletos, não. Mas, fiquei curiosa quanto aos seus significados! Alguns são bem bonitinhos até...
Que tal conhecê-los?

FIGA:

Reconhecidamente, um dos amuletos mais populares, a figa, dá sorte e proteção e "fecha o corpo" de quem a usa, deixando a salvo de agressões físicas e espirituais. Usada há muito tempo, já podia ser vista na Roma e na Grécia Antiga pendurada nos pescoços das mulheres como símbolo de fertilidade; fama que alcançou graças ao seu formato fálico. Arqueólogos encontraram inúmeras figas nas ruínas de Pompéia e Herculano.
Trazidas para o Brasil, provavelmente, pelos europeus, foi rapidamente absorvida pela cultura afro-brasileira que lhe atribui o poder de afastar o mau-olhado, os feitiços e as influências negativas.
Feita em diversos materiais (plástico, argila, ouro, prata, madeira), deve-se levá-la junto a si para obter proteção, em forma de “breve” junto ao corpo ou na carteira. Nossas avós recomendavam a figa de guiné e arruda (a madeira retirada dessas duas plantas) para proteger as crianças pequenas contra o quebranto (mau-olhado, nas crianças). Usei quando pequena e, pelo sim, pelo não, meus filhos também usaram. [;)]
Recomenda a tradição que quando uma figa se parte deve ser jogada fora, pois já cumpriu sua função de proteção. Jamais deve ser colada! Do mesmo modo, se perdida não deve ser procurada. 


OLHO GREGO ou TURCO:

Utilizado como pingente (É lindinho, não é?) ou objeto de decoração, pendurado no alto da porta internamente, a principal função desse talismã é proteger contra o mau-olhado, a inveja e os elogios que ocultam os reais sentimentos de quem os profere.
Muito encontrado em todos os países árabes, faz-se presente, também, na Armênia, Grécia e Irã, onde costumamos vê-los pendurados nas portas, nos carros ou em forma de pingentes. Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu (nazar = olhar, visão; bancugu = conta de rosário).
Recomenda-se que a peça seja sempre de vidro e na cor azul; já que acredita-se que essa cor absorve e filtra a negatividade. Quando isso ocorre, o olho turco se racha, devendo ser descartado, pois cumpriu a função a qual estava destinado.
O Olho Turco remete-nos ao arquétipo do "Olho que Tudo Vê", representação da onisciência do Divino.
O Olho de Hórus (Grécia) e o Terceiro Olho de Buda (Índia) têm significação semelhante, ou seja, ampliar a visão e servir de “pára-raios" contra o mal.

ESCAPULÁRIO ou BENTINHO DO CARMO:

Originalmente, o escapulário era um pedaço de pano que cobria os ombros (escápula) de quem o vestia e data da Idade Média. Com o passar do tempo, outro acessório ganhou esse  nome, um adorno sacramental usado, principalmente, pelos católicos, que traz a foto de Nossa Senhora do Carmo na parte da frente e o Sagrado Coração de Jesus na parte de trás. É utilizado como escudo protetor, pelos leigos. 
Para os religiosos carmelitas, é símbolo de consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Santa Tereza, da Ordem das Carmelitas,  dizia que portar o escapulário era estar revestido com o hábito de Nossa Senhora.
Meu avó José Francisco dizia que o pior feitiço era o mau-olhado... E olha, ele sabia das coisas!!! Então...
Bjins, amigos e muita, muita Paz!



2 comentários:

  1. Eu uso tudo isso, mas como enfeite, somente!

    ResponderExcluir
  2. Tb, tenho, maninha! A maioria ganhei de pessoas muito queridas e têm um valor muito especial pra mim.
    Minha pulseira de olhinhos gregos arrebentou... Era lindinha! Vou comprar outra!

    Acho que se a gente gosta, deve usar!
    Bjins! Obrigada pela visita! É bom te ter por aqui!

    ResponderExcluir