quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MUITAS MANEIRAS DE FICAR ZEN:

(Retirado da revista Bons Fluidos, de março de 2003)


Essa palavra oriental, que entrou na moda a cerca de uma década, nos lembra de viver no presente e cultivar momentos de paz mesmo na agitação da rotina. Descubra como fazer essas pausas e estar sempre de bem com a vida, a qualquer hora, em qualquer lugar.


Ser zen é " estar ativo em tranqüilidade e tranqüilo em atividade", ensina Buda.
Ser zen é " estar ativo em tranquilidade e tranquilo em atividade", ensina Buda. Esse é apenas um dos princípios da escola soto zen do budismo japonês fundada no século 13, que pode facilitar muito a vida de quem está agitado, beirando o estresse. "Zen virou um adjetivo para caracterizar pessoas calmas, distraídas ou boas demais. Mas não é esse o sentido verdadeiro do termo. Ser zen é estar sempre atento e desperto para viver cada momento, cada problema, cada sensação como se fosse a primeira vez, agindo de maneira sempre nova. O que causa o estresse é justamente não perceber que tudo é recriado a cada instante e que cada gesto simples- acordar, comer, tomar água, ir ao trabalho -, embora pareça sempre igual, toma uma nova forma todos os dias. Para o zen a repetição não é enfadonha, mas criativa", ensina o monge Daiju, do Mosteiro Zen do Morro Vargem, em Ibiraçu, ES.
Estar atento a tudo que se faz, ter respeito por todos os seres vivos e estar consciente de que tudo no mundo é interligado são algumas das principais lições zen e não é necessário ser monge para praticar isso a todo momento. "Você pode ser zen no trabalho, no trânsito, no supermercado. Por exemplo, em vez de fechar o carro da frente, peça passagem. Em vez de fazer tudo com o piloto automático ligado, viva cada instante prestando atenção em seu corpo, seus pensamentos, sua respiração. Isso é ser zen", diz a monja Coen, da tradição soto zen, fundadora da comunidade zen-budista de SP.
"Cada atitude, mesmo as mais simples, pode ser uma meditação. Pois, se bastasse ficar sentado e imóvel durante muitas horas, os sapos seriam os seres mais iluminados do Universo!", diz, brincando, o monge Daiju e completa: "Não devemos ser passivos diante das coisas, mas é importante fazer pausas que acalmem a mente para podermos ter clareza ao agir. É impossível ver o reflexo da lua em águas turbulentas."
Veja a seguir vários jeitos de ser zen:
* Preste atenção em tudo que fizer e olhe as ações e os comportamentos repetitivos como uma nova oportunidade de perceber a vida com mais cuidado e amor.

************

* Viva o momento presente. O passado já se foi e o futuro ainda não existe. O aqui e agora é a única realidade.

************

* A respiração tem o poder de mudar rapidamente seu estado de alma. Em situações de estresse, ansiedade, raiva, tristeza, acalme sua respiração e tenha em mente que todas as situações são passageiras, que tudo está em constante TRANSFORMAÇÃO.

************

*Comece o dia sentando-se com a coluna ereta (pode ser numa cadeira), perceba sua respiração, os batimentos de seu coração, suas tensões, seus pensamentos. Fique assim por alguns minutos, depois respire fundo e vá para o mundo disposto a ACEITAR o dia como ele vier, como se fosse o primeiro de sua vida.

************
* Em cada gesto simples do cotidiano, você pode descobrir novos prazeres. Saboreie a água e cada alimento como um bem precioso, uma fonte de energia vital. Quando estiver comendo ou cozinhando, não desperdice.
************

* Reserve algum tempo e apenas FIQUE SEM FAZER NADA!Não pense, não contemple, não deseje mudanças.

************

* Simplesmente seja o que é, aceite seu corpo e seus pensamentos.

***********
* Lembre-se de olhar para o céu. Isso expande os limites da mente e nos recorda que somos uma pequena parte do imenso Universo, que está sempre em movimento.

***********

* Ao falar, use palavras de carinho e respeito, pois você está diante de outro ser humano, seja quem for.
***********
* No trânsito,mantenha-se atento e gentil com os outros motoristas.Peça e dê passagem. Se ficar muito alterado com a espera, tenha no carro um CD de música tranqüila e algumas balas. Isso baixa a ansiedade e suaviza a raiva e a impaciência.

************

* No trabalho, quando estiver numa situação de conflito ou receber uma provocação, não reaja imediatamente. Respire e preste atenção, pois sempre há uma maneira de resolver a questão de forma pacífica, com respeito e amorosidade. Caso contrário, você entra na sintonia de ações e pensamentos negativos, ruins para os outros e para você mesmo.

************

*Tenha por perto uma caixa de areia com algumas pedras e modifique a posição delas e o traçado nos grãos a cada dia. mexer no jardim zen (Em qualquer jardim! [Image]) é uma forma de aquietar a mente e uma metáfora da vida: TUDO ESTÁ MUDANDO A TODO MOMENTO, um dia é diferente do outro e você pode criar o seu presente.

************
* Acenda um incenso.Ele marca o tempo da sua meditação ou de qualquer atividade e purifica o ambiente. Além disso, segundo os zen-budistas, a fumaça espalha bem-estar para todos os seres e eleva nosso espírito.

***********
* TENHA UM PROJETO DE VIDA, mas esteja aberto para perceber as indicações do caminho. Seja flexível como os galhos de uma árvore ao vento, assim nada pode quebrá-lo.

************
* Lembre-se deste provérbio chinês: OS MESTRES PODEM ABRIR A PORTA, MAS SÓ VOCÊ PODE ENTRAR.

************
fim do artigo.
Bons Fluidos / março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário