segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESCOLAS DE FENG SHUI:

Os imigrantes chineses que vieram para os Estados Unidos construíram suas habitações sobre a cátedra do Feng Shui e despertaram a curiosidade, principalmente, dos seguidores da Nova Era por essa ciência. Eles a difundiram por todo o Ocidente, mas agregaram, infelizmente, conceitos próprios, como o imediatismo e a efemeridade. Deu-se, então, uma banalização dos preceitos fundamentais do Feng Shui, que em alguns casos, beira à crendice.
No Oriente, o Feng Shui é ainda muito utilizado nas regiões rurais chinesas, em Taiwan, Malásia e Hong Kong.

As principais escolas que se firmaram no Ocidente foram:


ESCOLA DA FORMA:

Foi a primeira Escola a surgir.
O princípio a ser aplicado é a identificação dos diferentes padrões energéticos existentes através dos Animais Sagrados: Serpente, Tartaruga, Tigre, Dragão e Fénix, com suas qualidades mitológicas individuais, simbólicas, dando-nos seus significados mais profundos.
Esta escola faz uma análise detalhada dos vários aspectos externos e internos do ambiente, observando-se a parte geográfica (terreno) ou, adaptando para nossa realidade atua, usando os imóveis circunvizinhos para essa identificação energética. Assim sendo, observa-se todo o entorno do local a ser estudado.
Associamos o "Dragão" às montanhas e à natureza cósmica, tendo um sentido espiritual. Devemos observar as "veias do Dragão", o "caminho das águas" descendo morro abaixo provendo a terra de energia pulsante e fertilizadora.
O "Tigre" é associado aos vales e planícies onduladas com energia sutil e receptiva.
Ele evoca a força física e a violência. O "Tigre" pode tanto atacar como defender. Ele está sempre em alerta para detectar qualquer ameaça.
A "Tartaruga" caracteriza-se pela estabilidade e segurança, pois ela carrega com si uma carapaça forte e segura. Por isso, no nosso inconsciente coletivo, a "tartaruga" está associada à proteção às costas, fator importante para a sobrevivência do homem.
A "Fênix", também chamado de pássaro vermelho, simboliza a energia vibrante, quente, abundância de sorte, de energias benéficas. Representa o nosso “vôo”, metas, objetivos... Ela voa longe e à sua frente, mostrando-nos a nossa capacidade de visão.
Por fim, a "Serpente" é protegida pelos quatro animais sagrados, localiza-se no centro, estando sempre em alerta e pronta para agir a qualquer instante.

Determinamos como local ideal _ aquele que lhe dará proteção e trará prosperidade em todos os sentidos _ onde a "Tartaruga" e o "Fênix" encontram-se acrescidos pela presença do "Dragão" e do "Tigre".
Os animais e suas posições são utilizadas de acordo com a disposição do local que se quer analisar e não de acordo com os pontos cardeais.

Localização dos Animais Sagrados:

Serpente: sempre posicionada ao centro.
Tartaruga: posicionada a nossas costas.
Fênix: posicionada à frente.
Dragão: localizado ao nosso lado esquerdo.
Tigre: localizado ao lado direito.

ESCOLA DA BÚSSOLA:

A Bússola é uma das grandes invenções da China. Era muito utilizada na época de HUANG-TI (o Imperador Amarelo, 2.704 ac), para orientação e sobrevivência dos povos chineses. Mais tarde, ela começou a ser utilizada pelos Mestres praticantes de “Feng Shui” para determinar a direção da frente de um imóvel.
A Escola da Bússola surgiu um pouco depois da Escola da Forma. Veio com o intuito de identificação precisa de um local. Com a escola da Bússola identificamos o Norte Magnético e de posse deste grau, trabalhamos a planta baixa, identificando as regiões e adequando-as para os melhores fluxos energéticos. O seu uso é condição básica para um bom trabalho.
A bússola atual derivou de um instrumento chamado LO-PAN. Este instrumento compreende 36 anéis concêntricos e uma agulha magnética no centro. Os anéis internos mostram os oito Trigramas e suas orientações. Os outros mostram os Troncos Celestes e os Braços Terrestres. Este sistema compõe-se de 22 símbolos que são agrupados em dois conjuntos, sendo que dez pertencem aos Troncos Celestes e os doze restantes aos Ramos Terrestres. Estes símbolos cíclicos associam-se aos 12 animais do zodíaco chinês e aos elementos.

Com o passar do tempo a escola da Forma e da Bússola uniram-se para uma análise mais completa, dando origem à Escola Tradicional Chinesa (É a que utilizo - Uso a técnica de Xuan Kong Fei Xing ou Estrelas Voadoras do Tempo-Espaço).

ESCOLA TRADICIONAL CHINESA:

Universalmente reconhecida, a escola Tradicional Chinesa representa uma abordagem filosófica totalmente independente de qualquer crença religiosa e uma visão holística que integra o homem ao meio que o cerca, em concordância com as tendências da Física Moderna.
Aborda, essa técnica, o estudo das influências energéticas entre o Céu e a Terra sobre o ser humano. Esse estudo foi aprimorado por sábios e mestres chineses ao longo de 5.000 anos e apresenta o método reconhecido e aplicado no Oriente. Considera os pontos cardeais e a influência geo-magnética, portanto pode ser aplicada tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul, sem distinção.
Classifica os Elementos da natureza: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira presentes no local, segundo seus padrões energéticos, simbólicos, e busca à harmonização e equilíbrio do ambiente a partir de um trabalho analítico coerente, em conformidade com técnicas relativamente práticas e úteis. Os cinco elementos se movem para dentro e para fora, ascendem e descendem, giram, sempre visando o equilíbrio perfeito.
Enquanto organiza seus espaços, o homem organiza também a sua casa interior.
É um processo em si mesmo, é a busca do que ficou no passado..., e que deve ser resgatada para um melhor entendimento de si, do ambiente que o rodeia...

ESCOLA TIBETANA ou ESCOLA DO CHAPÉU NEGRO:

Sua principal contribuição foi a divulgação do Feng Shui no Ocidente, pelo mestre Lin Yun. Pela sua praticidade (Muitos o chamam de Fast Feng Shui) foi absorvida avidamente pelos que acreditavam numa resposta rápida às suas inquietações.
Prega o uso do Baguá _ instrumento de forma octogonal, no qual cada lado ou "guá" representa um dos 8 padrões energéticos do universo. Para a escola Tibetana, esses guás estão relacionados à aspectos de nossa vida, tais como: trabalho,espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e amigos. Para tal, alinha-se o norte _guá correspondente ao trabalho_ à porta principal. É um estudo muito simplificado do que é o Feng Shui na sua totalidade.

ESCOLA DAS OITO ASPIRAÇÕES DA VIDA:

Difundida por Lilian Too, esse método continua sendo uma visão simplista do autêntico Feng Shui. Divide a casa nos mesmos 8 setores que a escola anterior, mas considera também os pontos cardeais reais e o trigrama e o elemento correspondente a cada setor; agregando, assim, mais alguns valores. Para essa escola, a carreira encontra-se ao Norte, o estudo a Nordeste, a família a Leste, as finanças a Sudeste, a fama ao Sul, o matrimônio a Sudoeste e os filhos a Oeste e os protetores a Noroeste.





Nenhum comentário:

Postar um comentário