Cont. do Guia de chás.
Fonte: A Dieta do Yin e do Yang para gordos, magros e instáveis, de João Curvo, Ed. Rocco.
ATENÇÃO!!! Não faça uso de chás, sem antes conversar com seu médico. Os chás, podem causar efeitos colaterais. Cuidado!!!
* CHÁ VERDE ou CHÁ PRETO (Thea sinensis; Thea bohea; Camellia sinensis)
Mais consumido no mundo, esse chá se apresenta em vários tipos que diferem entre si pelo sabor.
O chá verde é fresco, facilmente perecível e mais rico em clorifila. Obtido a partir da secagem rápida de suas folhas novas, conserva todas as suas propriedades restauradoras.
O chá preto é o seu produto mais seco, que surgiu da necessidade de conservação para que a erva saísse do Oriente e chegasse às mesas dos europeus. Muitos chás ingleses são misturas de folhas de chá verde com o preto, em proporções variáveis.
Preparo: 1 - 2 colheres de café da erva para 1 xícara de água fervente.
* ERVA-DOCE (Pimpinella anisum)
A erva-doce é, também, conhecida como anis, parente do funcho. Diminui a formação de gases, acalma, melhora o hálito. Indicado nas insônias e agitações.
Preparo: 2 colheres de café da erva para 1 xícara de água fervente. Abafar alguns minutos.
* ESPINHEIRA-SANTA (Maytenus ilicifolia)
Principal indicação: gastrite, duodenites e úlceras pépticas. Indicado na má digestão e no excesso de gases.
Preparo: 1 punhado das folhas secas em 1 litro de água. Cozinhar 5 mnutos e fogo baixo.
* GOIABEIRA (brotos e folhas)
Chá digestivo; indicado nas diarréias, já dizia minha avó.
Preparo: Cozinhar 1 punhado dos brotos e das folhas jovens da goiabeira em meio litro de água por 10 inutos em fogo baixo.
* HORTELÃ- PIMENTA (Mentha piperita)
Erva aromática muito conhecida pelo seu perfume inconfundível. Seu chá, calmante e refrescante, é indicado para criança e iosos. Vemífuga, analgésica, antiespasmódica, estomáquica. Facilita a digestão das carnes, sendo por iso muito utilizada na culinária árabe. Suas folhas maceradas diminuem a reação à picadas de insetos (Alho amassado também!)
Preparo: 2 colheres de sopa das folhas secas para meio litro de água. Deixar ferver 5 minutos em fogo baixo. Com as folhas frescas, basta jogar água fervente por cima e abafar.
* LARANJA (Citrus aurantium ou Citrus sinensis)
Suas flores e folhas estão sempre presentes em formulações de chás contra cólicas abdominais. É antipasmódica, calmante, (Citrus aurantium ou Citrus sinensis), antiinflamatória. Indicada nos espasmos musculares.
Preparo: 1 punhado de folhas e flores de laranjeira para meio litro de água fervente. Abafar por 5 minutos. Na ausência das flores e folhas, a casca da laranja pode ser fervida junto a um chá de camomila para potencializar o efeito indutor do sono.
* LOURO (Laurus nobilis)
Agora, você vai entender porque as vovós colocavam louro no feijão! O feijão provoca gases e o louro é usado como digestivo, pois diminui sua fermentação. É aconselhável, colocar o feijão de molho, na véspera, e dispensar essa água no dia seguinte (Você já fez isso? Reparou na espuma que se forma?), usando outra para cozinhá-lo.
É usado, ainda, para aliviar todos os tipos de dores reumáticas.
Preparo: 2 colheres de chá de suas folhas secas para 1 xícara de água. Ferver 3 minutos em fogo baixo.
* MAÇÃ SECA
O chá de maçã seca é doce, relaxante, digestivo. Quando preparado junto com camomila ou hortelã, fica mais calmante ainda, sendo indicado nas insônias. Quando preparado com cravo e/ou canela, torna-se amornante, tonificante.
* MANJERICÃO (Ocimum basilicum)
Estimulante, digestivo, antiflatulento.
Preparo: Ferver 2 colheres de sopa das sementes em meio litro de água, deixando evaporar até restar a metade de água. Desligar.
* MATE (Ilex paraguayensis ou brasiliensis)
Tonificante, estimulante, diurético. Diminui a sensação de fome devido à teína. Existem váios membros da família da ervamate no Brasil, com propriedaes semelhantes e sabores diferenciados por sutilezas.
Piora gastrites, azias e deve ser evitado quando há falat de apetite, anemia e prevenção de osteoroporose.
Preparo: 1 colher de sopa da erva para 1 litro de áua fervente. (Eu coloco mais!)
* QUEBRA-PEDRA (Phyllantus niruni)
Diurético. É indicado, e usado pelos antigos, principalmente para dissolver cálculos renais. Ajuda a diminuir o ácido úrico.
Preparo: 10 a 20 gramas da planta seca em 1 litro de água fervente, coe, para ser consumido durante o dia.
__________________________________________________________________________________
CHÁS SÃO MEDICAMENTOS! Consulte seu médico, antes de usar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário