Texto da revista Bons Fluidos - fev / 2002. (Texto Liliane Oraggio)
     A ansiedade é uma espécie de transe mental que pode até paralisar   nessas ações. Saber lidar com esse turbilhão de pensamentos é a chave   para ter clareza nas escolhas e viver o presente com otimismo e   jovialidade.
Há uma  espécie de  ansiedade boa, que nos permite fazer planos para o futuro,  projetar os  próximos acontecimentos, prever ameaças e se defender a  tempo.
Esse  impulso faz  parte do ser humano e é um dos mais eficientes instintos de   preservação. Ser ansioso na dose certa nos coloca na direção da   conquista de mais conforto, proteção, bem-estar, sucesso.
Significa ser curioso, motivado, inspirado por tudo que é novo e desconhecido.
     Porém, se você gosta de controlar tudo a sua volta, é perfeccionista,   se preocupa muito com o futuro e é do tipo "bom coração", cuidado: esse  é  o perfil daqueles que são possuídos pela ansiedade exagerada, que,   diferentemente da benéfica, embaralha as idéias e paralisa as ações: "A   ansiedade é uma espécie de transe, em que a imaginação toma conta e   impede de enxergar a realidade com clareza. As pessoas muito boas e   preocupadas com os outros são alvo fácil de um turbilhão de pensamentos   negativos, que impedem que vivam o presente", define a médica mineira   Sofia Bauer, psiquiatra, psicanalista e especialista no tratamento dos   distúrbios de ansiedade.
    A  sensação de nervosismo diante de uma prova, de uma reunião decisiva,  de  um encontro amoroso é comum - o problema é qdo. esse sufoco  persiste: "A  ansiedade mexe diariamente com a respiração. A entrada e a  saída de ar  são prejudicadas, o coração fica apertado. Há a sensação  permanente de  angustia e pessimismo. Pois, se o ar não entra, a vida  não entra. Por  isso, quando perceber que está sendo tomado pela  ansiedade, o primeiro  passo é parar o que está fazendo e expirar e  inspirar profundamente  algumas vezes", explica a médica.
PENSAMENTOS POSITIVOS REJUVENESCEM:
   Quando as idéias negativas começam  a se proliferar com pensamentos do  tipo  "não vai dar certo", "não  vou conseguir", "não sou bom o bastante  para fazer isso", "não mereço"  ou vierem à cabeça histórias trágicas,  conversas imaginárias inteiras  com perguntas e respostas, está na hora  de interromper esse transe  nefasto: "Primeiro respire. Depois tente  substituir cada pensamento  negativo por um positivo. Inclua em sua  mente: "o melhor vai acontecer",  "eu posso", "eu sei fazer", sugere  Sofia Bauer.
Essa  prática  vai além dos efeitos da auto-ajuda. Mexe com a produção de  hormônios e  até rejuvenesce: "Quando as pessoas estão com os nervos à  flor da pele  e a ansiedade descontrolada, o corpo libera o cortisol, o  hormônio do  estresse. Em contrapartida, estudos científicos mostram que  se imaginar  em situações gostosas e recuperar boas lembranças baixa em  30% a  produção dessas substâncias e aumenta a produção do hormônio de   rejuvenescimento. Por essa razão, quem escapa das armadilhas da própria   mente é jovial e encara a vida com mais leveza", diz a médica.
     Há vários níveis de ansiedade e ela pode até se transformar numa  doença  chama a síndrome do pânico, que ataca 7% da população mundial.  Os  principais sintomas são ter medo de sair de casa, encontrar pessoas,   viver situações comuns do cotidiano. "Nesses casos, a ansiedade se  junta  ao esgotamento físico e uma sensação profunda de desproteção.  Todos os  medos são ativados. Para evitar que a ansiedade evolua até  esse estado,  fique atento aos próprios limites, não se sobrecarregue de  preocupações  ou tarefas, cuide da alimentação, do sono e respeite seu  ritmo  biológico", ensina Sofia Bauer, autora do livro Síndrome do  Pânico (ed.  Caminhos Editorial).
FÉ E PROTEÇÃO:
Nestes  tempos de tanta incerteza e  insegurança, há uma outra fonte potente de  ansiedade: a sensação de  desamparo, de sermos muito pequenos e  impotentes neste mundo tão grande  e  hostil. Por isso, além de cuidar  do corpo e da mente, é preciso  prestar atenção nas questões  espirituais:
"De  fato,  quem acredita em Deus e cultiva sua fé acende em si a certeza de  não  poder controlar tudo, de que há algo maior nos protegendo e nos  guiando  em todas as  situações. Com essa base, é mais fácil buscar a proteção  dentro de si  mesmo e prosseguir  confiante. Os problemas não vão  cessar, mas é possível não encará-los  como fardos, mas como desafios  para tornar a vida plena", conclui Sofia.
Amanhã, faça o teste e descubra seu grau de ansiedade e dicas, um kit antiansiedade, para usar na hora do sufoco!!! Até!
Bjins!
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário