segunda-feira, 11 de abril de 2011

Recebi e repasso, após esse  repelente caseiro, a pedido do programa Mais Você, ter sido testado e aprovado por especialista da área, da UFRJ.

REPELENTE CASEIRO: 

* 1/2 litro de álcool comum (aquele que compramos no mercado) ;
* 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
* 1 vidro de óleo corporal (100ml) 

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias; agitando o frasco, duas vezes ao dia. 
Após os 4 dias, tire os cravos e acrescente o óleo corporal (pode ser óleo de neném, de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera... ). O repelente está pronto! 
Passe nos braços e pernas. 
O cravo tem função repelente (inclusiveespanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, repele pulgas dos animais...), o álcool extrai o fator repelente do cravo, o óleo corporal tem a função de manter a pele hidratada, pois, o álcool desidrata a pele.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pelas crianças mortas na Escola Tasso da Silveira, em Realengo.

Na verdade, pelas crianças, por seus parentes, por seus amigos, por todos nós...


Que isso nunca mais se repita!
Muita Luz a todos!

domingo, 3 de abril de 2011

Tese de Guerdjef

Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal".
Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interior.
Ei-las:
1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,consciente de que nem tudo depende de você.
4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.
5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa,no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.
6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos,o eterno mestre de cerimônias.
7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas..
8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo,mas não é a sua própria identidade.
12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.
13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.
14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!
20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!
 

"Seja a mudança que você quer ver no mundo!"
Mahatma Ghandi

sábado, 2 de abril de 2011

ACALME A MENTE II:

Descubra seu nível de ansiedade:
    Segundo a psiquiatra mineira Sofia Baer, se você apresentar três ou mais destes sintomas por mais de seis meses, sua ansiedade está em alta e é hora de procurar ajuda médica ou terapêutica.

* sensação de cansaço ou de estar no limite;
* sensação de fadiga facilmente;
* dificuldade de concentração ou brancos na mente;
* irritabilidade;
* tensão muscular;
* dificuldade de dormir ou descanso insatisfatório durante o sono.


KIT ANTIANSIEDADE: PARA USAR NA HORA DO SUFOCO.

   Existem muitas formas de aliviar a angústia. Quando perceber que está ficando muito ansioso, não hesite em cuidar de si mesmo e reavaliar seus limites. Você pode escolher entre aromas, automassagem, banhos, chás, cores, alimentos e imagens positivas. Algumas práticas podem ser feitas a qualquer hora, em qualquer lugar e ser combinadas entre si.

IMAGENS QUE ACALMAM A MENTE.

   Por mais estressante que seja a rotina, sempre há maneiras de aliviar a tensão: "Tirar um minuto por dia para respirar, ouvir música, fazer uma pausa para o café com uma boa conversa são saídas rápidas que fazem a diferença", sugere Sofia Bauer, médica psiquiatra mineira, especialista no tratamento de pacientes ansiosos. Ela indica imagens que apaziguam a mente e relaxam o corpo.

Imagem 1:

   Sente-se num lugar silencioso e confortável por no mínimo cinco minutos. Respire e imagine que o ar entra e sai pelo seu coração, que toda a energia flui da cabeça aos pés.

Imagem 2:

   Imagine algo muito bom que você já viveu - um beijo na boca, um abraço, o gosto de um doce - e reviva a sensação de prazer envolvendo o corpo todo.


Imagem 3:



   Pense que você está sob uma cachoeira refrescante e cristalina. Imagine a água percorrendo todo o seu corpo e renovando as suas células.


SACIE A FOME E DIMINUA A ANSIEDADE

   Para muita gente, a válvula de escape da ansiedade é a comida. Não há uma fórmula mágica para resolver esse tipo comum de compulsão, mas você pode escolher o que comer quando vai enfrentar situações tensas.
"Café, Coca-Cola, chá preto devem ser evitados nessas ocasiões. Já todos os alimentos crocantes, como  a cenoura e frutas bem firmes, têm efeito anti-estresse, pois mastigar relaxa. Outra forma de se tornar menos ansioso é nunca fazer as refeições em menos de 20 minutos. Pois esse é o tempo de que o corpo precisa para ter a sensação de saciedade. Comer rápido dificulta a digestão e alimenta o círculo vicioso da ansiedade", ensina Karim Khoury, terapeuta holístico, de São Paulo, especialista em emagrecimento.
   "Ingerir alimentos pesados demais antes de enfrentar situações estressantes aumenta a ansiedade. Antes de uma prova, evite massas, carnes gordurosas e feijoada. Alimente-se com vitamina  de frutas com laranja, cenoura, mamão, iogurte, mel e aveia. É nutritivo, de fácil digestão e não engorda", indica Maria Cecília Corsi, do Centro de Orientação Nutricional de São Paulo.


   Segunda-feira, abordaremos: cores, aromaterapia, ervas e automassagem.

Beijos!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ACALME A MENTE!

Texto da revista Bons Fluidos - fev / 2002. (Texto Liliane Oraggio)

   A ansiedade é uma espécie de transe mental que pode até paralisar nessas ações. Saber lidar com esse turbilhão de pensamentos é a chave para ter clareza nas escolhas e viver o presente com otimismo e jovialidade.
Há uma espécie de ansiedade boa, que nos permite fazer planos para o futuro, projetar os próximos acontecimentos, prever ameaças e se defender a tempo.
Esse impulso faz parte do ser humano e é um dos mais eficientes instintos de preservação. Ser ansioso na dose certa nos coloca na direção da conquista de mais conforto, proteção, bem-estar, sucesso.
Significa ser curioso, motivado, inspirado por tudo que é novo e desconhecido.
   Porém, se você gosta de controlar tudo a sua volta, é perfeccionista, se preocupa muito com o futuro e é do tipo "bom coração", cuidado: esse é o perfil daqueles que são possuídos pela ansiedade exagerada, que, diferentemente da benéfica, embaralha as idéias e paralisa as ações: "A ansiedade é uma espécie de transe, em que a imaginação toma conta e impede de enxergar a realidade com clareza. As pessoas muito boas e preocupadas com os outros são alvo fácil de um turbilhão de pensamentos negativos, que impedem que vivam o presente", define a médica mineira Sofia Bauer, psiquiatra, psicanalista e especialista no tratamento dos distúrbios de ansiedade.
   A sensação de nervosismo diante de uma prova, de uma reunião decisiva, de um encontro amoroso é comum - o problema é qdo. esse sufoco persiste: "A ansiedade mexe diariamente com a respiração. A entrada e a saída de ar são prejudicadas, o coração fica apertado. Há a sensação permanente de angustia e pessimismo. Pois, se o ar não entra, a vida não entra. Por isso, quando perceber que está sendo tomado pela ansiedade, o primeiro passo é parar o que está fazendo e expirar e inspirar profundamente algumas vezes", explica a médica.


PENSAMENTOS POSITIVOS REJUVENESCEM:

  Quando as idéias negativas começam a se proliferar com pensamentos do tipo  "não vai dar certo", "não vou conseguir", "não sou bom o bastante para fazer isso", "não mereço" ou vierem à cabeça histórias trágicas, conversas imaginárias inteiras com perguntas e respostas, está na hora de interromper esse transe nefasto: "Primeiro respire. Depois tente substituir cada pensamento negativo por um positivo. Inclua em sua mente: "o melhor vai acontecer", "eu posso", "eu sei fazer", sugere Sofia Bauer.
Essa prática vai além dos efeitos da auto-ajuda. Mexe com a produção de hormônios e até rejuvenesce: "Quando as pessoas estão com os nervos à flor da pele e a ansiedade descontrolada, o corpo libera o cortisol, o hormônio do estresse. Em contrapartida, estudos científicos mostram que se imaginar em situações gostosas e recuperar boas lembranças baixa em 30% a produção dessas substâncias e aumenta a produção do hormônio de rejuvenescimento. Por essa razão, quem escapa das armadilhas da própria mente é jovial e encara a vida com mais leveza", diz a médica.
   Há vários níveis de ansiedade e ela pode até se transformar numa doença chama a síndrome do pânico, que ataca 7% da população mundial. Os principais sintomas são ter medo de sair de casa, encontrar pessoas, viver situações comuns do cotidiano. "Nesses casos, a ansiedade se junta ao esgotamento físico e uma sensação profunda de desproteção. Todos os medos são ativados. Para evitar que a ansiedade evolua até esse estado, fique atento aos próprios limites, não se sobrecarregue de preocupações ou tarefas, cuide da alimentação, do sono e respeite seu ritmo biológico", ensina Sofia Bauer, autora do livro Síndrome do Pânico (ed. Caminhos Editorial).

FÉ E PROTEÇÃO:

Nestes tempos de tanta incerteza e insegurança, há uma outra fonte potente de ansiedade: a sensação de desamparo, de sermos muito pequenos e impotentes neste mundo tão grande e  hostil. Por isso, além de cuidar do corpo e da mente, é preciso prestar atenção nas questões espirituais:
"De fato, quem acredita em Deus e cultiva sua fé acende em si a certeza de não poder controlar tudo, de que há algo maior nos protegendo e nos guiando em todas as situações. Com essa base, é mais fácil buscar a proteção dentro de si mesmo e prosseguir confiante. Os problemas não vão cessar, mas é possível não encará-los como fardos, mas como desafios para tornar a vida plena", conclui Sofia.

Amanhã, faça o teste e descubra seu grau de ansiedade e dicas, um kit antiansiedade, para usar na hora do sufoco!!! Até!
Bjins!